sexta-feira, 24 de julho de 2009

Shanghai (上海) - China (中國) - Parte II

Estou escrevendo esse post no aeroporto de Shanghai, enquanto estou esperando o meu vôo de volta. Como o post anterior, eu só escrevi, mas não consegui fazer o upload, pois acho que as páginas do blogspot são censuradas. Se eu tento acessar daqui da China, o endereço fica indisponível. É mole?!? Não vou fazer nenhum comentário a respeito disso, pois vai que o governo chinês entende isso como uma crítica e cancela o meu visto para visitar a China.

De qualquer forma, vim pra cá no final de semana, fiquei trabalhando de segunda a sexta e estou vindo embora agora, para passar um dia em München visitando um grande amigo meu e depois voltando pra casa, finalmente!!!

Além das inúmeras e longas reuniões de trabalho, fui convidado para os jantares. Como convidado de honra, tenho o privilégio de sentar uma posição exata da mesa e também ser o primeiro a se servir com os pratos. Alguns dos pratos são bem gostosos, mas têm outros que são uma tristeza. Na verdade eu estou me acostumando com tudo isso, tanto que uma salada de água-viva é algo perfeitamente aceitável para mim. Mas dessa vez, o difícil foi encarar um prato de pepino do mar, exatamente como o dessa foto que achei na internet.


Imagem retirada da Internet

Mas como o que não mata, engorda, ou dá um bom desarranjo intestinal, não morri por comer isso. A aparência é horrível, a consistência é estranha e o gosto é neutro. Mas só de saber que é algo meio estranho, dá pra ficar um pouco cismado com isso.

Ah, algo muito interessante que aconteceu nessa viagem foi o eclipse total do sol. Esse é um fenômeno muito raro, pois foi o eclipse solar total de maior duração do século 21. Este aconteceu no dia 22 de julho. O próximo com uma duração semelhante a essa, de mais de 6 minutos, será apenas em 2132, quando eu estiver com 155 anos. Ou seja, é improvável que eu esteja vivo até lá.

Esse eclipse total pôde ser visto em algumas cidades da Índia, Nepal, China, Japão e outros países asiáticos. Pude perceber que muitos turistas estavam visitando Shanghai para ter a oportunidade de acompanhar esse evento raro. E eu estava lá de gaiato!




Imagem retirada do Wikipedia

Tudo isso é cientificamente interessante. E eu até estava empolgado para poder ver algo... Nos dias anteriores ao eclipse, o céu estava incrivelmente limpo, o que é muito raro para a China. Mas bem no dia do eclipse, o tempo fechou. E bem na hora do eclipse, começou a chover. Ou seja, não deu pra acompanhar direito o fenômeno... De qualquer forma, o clima ficou diferente, pois eram dez da manhã no horário local e tudo ficou muito escuro...

Mas agora é hora de ir embora! Acordarei amanhã de manhã chegando em Munique passarei o dia por lá. E esse será o assunto do próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário