terça-feira, 21 de julho de 2009

Shanghai (上海) - China (中國) - Parte I

Pra variar um pouco, vim para Shanghai mais uma vez. É a sétima vez que venho para cá em pouco mais de dois anos. Não dá pra dizer que a China é um de meus destinos preferidos, mas tenho que vir pra cá por motivos profissionais. As viagens pra cá são sempre muito puxadas e cansativas. Tudo começa pela distância, passando pela pesada agenda de trabalho, pelos efeitos da diferença de fuso horário, e terminando com os inúmeros eventos e jantares que tenho com o meu grupo e com os fornecedores que venho visitar.

Dessa vez, ao invés de ter alguém me esperando no aeroporto, resolvi pegar o Maglev, o trem de levitação magnética super rápido que faz a conexão entre o aeroporto e Pudong. É um trajeto relativamente curto e a viagem é rápida. São apenas 7 minutos de viagem, onde o pico de velocidade é de 430km/h. Mas é tudo tão rápido que a gente nem aproveita muito a viagem.


Pra variar também, fiquei no mesmo hotel de sempre, o Jianguo, um quatro estrelas muito bem localizado em Shanghai. Pra se ter uma idéia da freqüência com que estou vindo pra cá, até as atendentes do hotel dizem: “Você por aqui novamente! Vai querer o mesmo apartamento de sempre?”. Tenho o privilégio de pegar um quarto no andar executivo, onde tenho direito a utilizar as salas de reunião do hotel e também a alguns drinks extras. Na verdade, o hotel acabou virando o meu escritório também, pois marco todas as reuniões no hotel mesmo para conseguir otimizar meu tempo entre as inúmeras reuniões que tenho. A grande vantagem é de que não preciso perder horas no trânsito ou mesmo em viagens pelo interior da China.


Ficar dentro do hotel também é uma boa por um outro grande motivo: é verão aqui na Ásia. A temperatura está sempre acima dos 35ºC e é muito úmido. Ou seja, toda a vez que ponho o pé na rua, parece que estou entrando numa sauna úmida. Por isso, não faço a menor questão de sair... Também pelo fato de já conhecer em detalhes os arredores do hotel...

Se eu saio do hotel, é ou para jantar ou para comprar algo num mega-shopping de eletrônicos que fica na mesma quadra do hotel, aqui no distrito de Xujiahui. Isso é algo interessante, pois sempre tenho a oportunidade de comprar algum gadget por um valor relativamente baixo... Mas a desvantagem é que eu sempre acabo comprando algo por impulso, que não necessito de verdade... Acho que nessas horas o meu lado consumista (talvez o viés feminino) predomine sobre o meu lado racional e acabo gastando um pouco mais que o necessário.

Só sei que estou com vontade de voltar logo pra casa, poder voltar a falar português e curtir um pouco do inverno brasileiro, pois acho melhor ficar num friozinho aconchegante e bem acompanhado do que ficar num calor muito úmido trabalhando...


Nenhum comentário:

Postar um comentário