quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Expo 2010 Shanghai

Desde a minha primeira ida à Shanghai, sempre achei a cidade um canteiro de obras. Segundo os chineses, as obras eram em função da Expo 2010, pois a cidade estava se preparando para abrigar o evento nesse ano.

A Expo, ou Feira Mundial, é um evento global onde os países montam seus pavilhões para divulgar sua imagem e também para expor algo relacionado a algum tema. A versão de 2010 tem como slogan: “Better City, Better Life”.

Realmente Shanghai estava muito melhor nessa minha última viagem, pois todas as construções que eu vi em curso já estavam terminadas. Muitas ruas e avenidas foram remodeladas, novas linhas de metrô foram inauguradas e já não havia mais aquela poeira de concreto nas ruas. Até as obras em andamento foram suspensas pelo governo.

Em matéria de organização e planejamento, tenho que dar o braço a torcer para os chineses. Não quero julgar o mérito e como eles fizeram tudo isso acontecer, mas não deixa de ser um exemplo para os brasileiros.

Toda a área destinada a exposição foi reurbanizada. Alguns pavilhões foram construídos para servir de centro de exposições e de eventos permanentes e serão deixados lá, a exemplo do Pavilhão Chinês e do Centro Cultural da Expo (mais parecido com um disco voador). Os outros pavilhões serão desmontados e deverão dar espaço para conjuntos de escritórios numa área onde realmente haverá um aproveitamento de todo o investimento que foi feito. Esse é um grande exemplo para nossos governos: fazer algo que sirva como um legado para a sociedade!


Mas o que impressiona, além da grandiosidade do evento, é o número de visitantes... No dia em que visitei a Expo, tinham ‘apenas’ 300 mil visitantes. Isso mesmo!!! Trezentos mil visitantes. O motorista de taxi disse que nós tínhamos escolhido um dia bom. Agora em outubro, próximo ao final da feira, houve um pico de mais de 1 milhão de visitantes num único dia!!! Pode isso? Só se for na China!
Para quem não acredita nisso ou acha que eu estou enganado, basta checar o site: http://en.expo2010.cn/


Só dá pra dizer foi uma visita que valeu a pena. Principalmente por ser uma visita noturna, onde dava para ver os pavilhões iluminados destacando o design e a arquitetura... Mas isso será o tema de um próximo post.

Um comentário:

  1. Que show, Fabio. Deve ter sido realmente impressionante. Parabéns e obrigada por compartilhar. Beijos. Mari

    ResponderExcluir