quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Expo 2010 Shanghai – África

O primeiro pavilhão que fomos visitar foi o pavilhão da África, que era um grande pavilhão que congrega pequenos stands de alguns países da África. Os países mais representativos da África, como África do Sul e Egito estavam com pavilhões próprios.

Considerei isso como uma oportunidade interessante para conhecer um pouco mais de um continente que eu conheço muito pouco (quase nada, pra ser sincero). Por ser o primeiro pavilhão a visitar na Expo, tinha uma expectativa positiva.

O pavilhão por fora era simples, sem firulas e montado apenas com linhas retas, porém com uma pintura temática. Antes de entrar, brincávamos entre nós que veríamos girafas, elefantes, leões, gorilas e outros animais típicos de alguns países africanos... Puro estereótipo de quem não conhece esses lugares. Obviamente não encontramos nenhum desses animais, pois a proposta era para cada um dos países promoverem a sua própria imagem e não montar um zoológico.


Mas entrando no pavilhão e olhando um pouco melhor, tive uma tremenda decepção. Ao invés dos países promoverem seus pontos positivos para que o mundo possa ter uma imagem mais realista e positiva, muitos países montaram apenas uma banca para venda de produtos de artesanato, normalmente com a foto do líder político (sei lá se era presidente, primeiro-ministro ou ditador mesmo) num quadro grande no centro do stand.



O único stand que vi dentro desse pavilhão que tinha uma proposta diferente era o da Costa do Marfim, mas que também não tinha movimento nenhum e apenas um atendente mal-humorado, que acabou não proporcionando nenhuma experiência positiva. Mas isso ficava meio perdido no meio da feira de artesanato que era promovida lá dentro.



Ou seja, saí desse pavilhão com o mesmo conhecimento que tinha sobre a África quando entrei, ou seja, quase nada. Em minha opinião, esses governos deixaram de aproveitar uma ótima oportunidade para melhorar a sua imagem no exterior, pois vender artesanato numa feira desse porte é um desperdício. Ou vai ver que realmente é só isso que o país tem a mostrar... Será que é isso mesmo?!?

Ah, logo ao lado desse pavilhão estava o da África do Sul. Não cheguei a entrar no pavilhão, mas ao menos do lado de fora, dava para ver uma grande homenagem ao Nelson Mandela, com certeza o personagem mais conhecido do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário