Aproveitei o Carnaval pra conhecer Prudentópolis, uma pequena cidade a 620km de São Paulo, entre as cidades de Ponta Grossa e Guarapuava, no interior do Paraná. A cidade se entitula como "a cidade das cachoeiras gigantes", o que não deve ser mentira, pois tive a chance de conhecer muitas delas.
Prudentópolis tem um tremendo potencial turístico a ser explorado, mas parece que nem a prefeitura e nem a iniciativa privada se organizam pra aproveitar as belezas que o local oferece. De qualquer forma, eu consegui aproveitar bem a viagem.
No primeiro dia, visitei o Salto Barão do Rio Branco, com 64m de queda d'água, duas vezes. E de mountain bike... A primeira vez fui com minha esposa e na segunda com um amigo que chegou na tarde desse dia. Foram ao todo mais de 60km de pedalada!
No segundo dia fomos à cachoeira mais distante e a mais alta de todas, o Salto São Francisco, com 196m de queda... A vista inicial é da parte superior. Pra você chegar à base da cachoeira, é necessária uma caminhada de mais de 4 horas (ida e volta). É cansativo, mas vale muito a pena.
O terceiro dia foi de mais pedalada. Visitamos o Salto Sete e o Salto São João (mirante e a parte de cima da queda d'água). Mais 30km de pedal com um pouquinho de chuva.
O quarto e último dia foi o dia da 'preguiça', pois não fizemos nada pesado. Visitamos o Salto São Sebastião, onde tomei um banho de cachoeira, o Salto Mlot, o Ninho do Corvo, onde fiz rapel e tirolesa, e o Recanto Perehousk, onde comi uma refeição caseira ucraniana...
Com exceção das pedaladas e das caminhadas, esse foi um carnaval bem sossegado... Nada de agito e nem de escolas de samba. Só curtindo a natureza.
Se forem para lá, recomendo o Hotel Elite, apesar de ter ficado em outro, o Mayá, que não é ruim. Mas o Elite parece ser melhor por ser mais novo. E não esperem nenhuma estrutura especial para turismo, pois a cidade ainda não se deu conta de que pode lucrar bastante com o ecoturismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário