domingo, 21 de junho de 2009

Istanbul - Turquia

Finalmente tive a oportunidade de conhecer um país muçulmano. Tudo bem que a Turquia, como disse um amigo meu turco, é um país muçulmano ‘light’, pois é bem ocidentalizado, mas a viagem valeu à pena.

Como muitos devem saber, Istanbul é a única cidade do mundo que fica em dois continentes. A metade ocidental fica na Europa e a metade oriental na Ásia, que ficam às margens do Estreito de Bósforo. Duas pontes e inúmeras balsas conectam os dois lados da cidade. E é comum para eles estarem uma hora na Europa e outra na Ásia.


A parte européia é a mais desenvolvida e onde estão as maiores atrações turísticas da cidade. A igreja/mesquita/museu Ayasofia (ou Hagia Sofia), a Mesquita Azul, o Grande Bazar, o Mercado de Especiarias, a Cisterna da Basílica e o Palácio Topkapi ficam todos muito próximos aos outros. Esses são pontos de visitas imperdíveis ao visitar Istanbul.



O verão em Istanbul é algo muito próximo ao verão brasileiro. Mas com uma grande vantagem: o amanhecer é bem cedo. E o sol se põe depois das 20:30, o que faz com que o dia renda muito. Ou seja, dependendo da sua disposição, dá pra conhecer de forma rápida todas essas atrações turísticas em apenas um dia... Mas vale a pena gastar um pouco mais de tempo em um ou outro lugar, pois são todos lugares bem interessantes.


Ainda na parte européia, fica o distrito de Taksim, que já é uma vizinhança menos turística e mais freqüentada pelos locais, mas não que não existam turistas por lá. Na Istiklal Cadessi (ou rua da Independência) e seus arredores, você vai encontrar muitos bares, restaurantes e pubs, os quais ficam lotados todas as noites das semanas, de segunda a segunda.


A nossa estadia na parte européia da Turquia foi durante as nossas férias. Eu ainda passei mais uma semana trabalhando no lado asiático, viajando e conhecendo um pouco mais da cidade localizada no outro lado do Estreito de Bósforo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário