sábado, 6 de junho de 2009

Düsseldorf, RHW - Alemanha

Düsseldorf fica localizada no oeste da Alemanha, próximo à fronteira com a Holanda, e às margens do rio Reno. É uma das cidades mais importantes da região, assim como Köln (Colônia), em função das inúmeras empresas que estão instaladas por lá e também pelo grande número de feiras internacionais que ocorrem durante o ano todo.

Fui para Düsseldorf exatamente para visitar uma feira, na época em que trabalhava na Alemanha. A cidade, como todas as cidades alemãs, é bem organizada, com um transporte público eficiente, tanto que eu passeava pela cidade inteira sem dificuldades.


Uma das coisas que me impressionou é a quantidade de japoneses que vivem por lá. Depois de algum tempo é que fui descobrir que a maioria das empresas japonesas que possuem escritórios na Alemanha opta por essa cidade. O bom de tudo isso é que encontrei vários restaurantes japoneses muito bons na região.

Outra coisa que me agrada na Alemanha e em muitos outros países europeus é a preocupação em relação à utilização das margens dos rios... Nas várias cidades que tive chance de visitar, eu raramente me lembro de ter visto algo tão horroroso quanto às marginais (do rio Pinheiros e Tietê) que existem em São Paulo. Nessas cidades, sempre existem áreas de lazer ou mesmo simples passeios para pedestres, que quase sempre proporcionam um visual agradável. Obviamente existe também a questão da poluição dos rios... Mas isso é outra história.


Além disso, Düsseldorf é conhecida como a cidade da propaganda e da moda da Alemanha. Lá você encontra diversas agências de propaganda e publicidade e lojas de praticamente todas as grandes marcas do mundo. Se você quiser fazer compras e tiver $$$ sobrando, vá dar uma volta na Heinrich-Heine Allee ou na Königsallee que você vai se divertir um bocado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário