quarta-feira, 15 de abril de 2009

Aventuras na China - Parte I

Passei o final de semana passado em Shanghai e logo depois iniciei minha viagem por algumas cidades do interior da China.

Shanghai é minha 'base' aqui na China, pois sempre venho pra cá e fico num mesmo hotel, onde estranhamente em me sinto 'em casa'. Os funcionários do hotel me conhecem pelo nome, sabem das minhas preferências de hospedagem e até se arriscam a um papo um pouco mais descontraído, o que não é comum na China... Isso pode parecer bacana, mas isso significa que eu tenho passado tempo demais por aqui...

Andar em Shanghai é uma aventura. Literalmente! Sempre sinto um alívio quando chego inteiro no hotel quando saio para caminhar. Quem já veio para cá sabe o quão difícil é andar e, principalmente, atravessar uma rua um pouco mais movimentada... Os motoristas chineses ainda não aprenderam conceitos básicos como mão e contra-mão e semáforo vermelho... E a calçada não deixa de ser uma extensão da rua para os motociclistas...

Mas desde o início da semana até agora, estou viajando pelo interior da China visitando alguns fornecedores. As distâncias aqui são muito grandes e, apesar das estradas serem bem melhores que as brasileiras, sempre gastamos um bom tempo de viagem dentro do carro, num trânsito bem maluco e arriscado.

O “pior” de tudo nessas visitas a fornecedores, é que eles sempre tentam me agradar. Por isso, sempre tenho que participar de banquetes intermináveis, com muita comida, muita bebida e muita gente... A comida é um capítulo à parte e farei um post em separado. A bebida é algo triste, pois eles bebem cerveja morna e um vinho muito ruim... Como sou o ‘convidado-mor’, todos querem brindar comigo. E haja bebida... Ou seja, é muito fácil tomar um porre de vinho ruim. Mas, o pior de tudo é ter que agüentar as pessoas fumando durante o jantar, entre um prato e outro... Agora imaginem uma sala fechada, com 17 (dezessete) pessoas numa mesa redonda enorme, com mais de 24 pratos diferentes de comida e mais da metade das pessoas fumando ao mesmo tempo. Que prazer que dá esse tipo de jantar?!?

A experiência nova que tive nessa vinda para a China, até o presente momento, foi numa casa de ‘foot massage’, também conhecida como reflexologia no Brasil. Isso é muito bom, pois relaxa que é uma maravilha. O seu pé é lavado com água quente e depois vem uma sessão que pode até parecer tortura chinesa, mas o resultado é muito bom. Toda a vez que venho para cá, eu vou pelo menos uma vez numa casa dessas. Mas dessa vez eu experimentei algo novo: a bacia que é utilizada para lavar e relaxar o pé tinha uma gelatina... Ou seja, parecia que eu tinha colocado o pé numa bacia cheia de sagu... Dava uma sensação tão esquisita que eu ficava dando risada! Mas depois de sair dessa casa, eu fiquei pensando: Eles começam com uma boa massagem no rosto e terminam com a massagem no pé... E será que eles lavam a mão entre uma massagem e outra?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário