Num post anterior, falei sobre a experiência de voar em diferentes classes (econômica, executiva e primeira classe)... E uns dias atrás recebi um e-mail da Lufthansa com algumas 'promoções' com viagens iniciadas a partir do Brasil.
Para um mesmo trecho, uma passagem em classe econômica sai a partir de USD 817.00. A passagem em classe executiva sai a partir de USD 2,899.00 e a passagem em primeira classe fica em USD 7,690.00. Ou seja, uma passagem de executiva equivale a 3,5 passagens de econômica. E a passagem de primeira classe equivale a 9,4 passagens de econômica ou 2,7 de executiva.
Analisando apenas os números, parece ser um absurdo... E, para o meu bolso, realmente é!!!
Mas vamos analisar essa diferença de preços de uma forma bem simplória, afinal não sou um expert em assuntos relacionados à aviação. Não vou falar de custos operacionais, taxa de ocupação, manutenção, taxas aeroportuárias, etc e tal...
Um assento em classe executiva deve ocupar, dentro da aeronave, o mesmo espaço de 4 ou 5 assentos de classe econômica, pois há mais espaço para as pernas e também é possível reclinar a poltrona de forma a se ficar esticado, mas com uma ligeira inclinação (incômoda) em relação ao piso do avião. Ou seja, um passageiro em classe executiva ocupa o espaço de ao menos 4 passageiros em econômica, o que deve justificar essa diferença de preços.
A mesma análise vale para a primeira classe, onde um assento (ou cama) deve ocupar o espaço de cerca de 8 assentos de econômica. O assento na primeira classe do 747 que faz o trecho FRA/GRU/FRA é literalmente uma poltrona que vira uma cama: totalmente esticado e paralelo ao piso da aeronave.
Ou seja, se analisarmos a questão do preço baseado na ocupação por área dentro da aeronave, até que faz sentido... Sem falarmos na questão da rentabilidade por passageiro em função da classe do vôo. Obviamente o lucro por passagerio de executiva ou primeira classe é muito maior que o da econômica, que é algo muito mais competitivo e sem muita possibilidade de diferenciação entre os concorrentes.
Já um passageiro de luxo (primeira classe), não vai comer 8 vezes mais que um passageiro de econômica, mas sim comer melhor e demandar mais atenção. Na primeira classe da Lufthansa, o serviço é impecável. Você é tratado pelo seu nome, dão-lhe um pijama classudo, a nécessaire que dão é completa e com artigos diferenciados e você tem uma variedade de revistas para leitura. A comida é um capítulo à parte, pois logo de início você recebe umas macadâmias super selecionadas que mais parecem nozes inteiras de tão grandes que elas são... Eles lhe oferecem champagne ou, se você preferir, como foi o meu caso, uma bela dose de Johnny Walker Blue Label. Nas refeições, eles servem caviar de entrada e, muitas vezes, constam no cardápio king crab ou camarões...
Eu só posso dizer que a experiência é realmente incrível! Eu não estou fazendo propaganda da Lufthansa e não ganho nada a mais por isso... Mas é que eu viajo muito por essa companhia, já fiz trechos curtos, médios e longos nas mais diversas classes e posso dizer com categoria que é uma das melhores companhias aéreas para se viajar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário